News

Brevemente!!

segunda-feira, maio 11, 2009

Eu show LIEDSON


Sporting a caminho da «Champions»

Os «leões» garantiram o segundo lugar que dá acesso à disputa da pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Liedson foi o autor dos dois golos do Sporting.

Sem Paulo Bento no banco de suplentes, o Sporting contou com Carlos Pereira no comando da equipa. Os «leões», como se sabe, não puderam contar com os lesionados Izmailov, Rochemback, Vukcevic e Grimi, nem tão pouco com os castigados Daniel Carriço e Pedro Silva. Mesmo assim, voltaram a apresentar-se com o seu sistema táctico habitual (4x4x2). Desta feita, frente ao V. Setúbal registou-se o regresso de Polga à titularidade, que voltou a fazer dupla com Tonel no centro da defesa. Abel e Caneira completaram a linha defensiva. No meio campo jogaram Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli e na frente de ataque Derlei e Liedson.

Quanto ao adversário, o V. Setúbal apresentou-se apenas com três centrais, com Janício e Bruno Ribeiro nas laterais. Uma estratégia (3x4x3) imprevisível, uma vez que não tem sido a que Carlos Cardoso costuma utilizar, mas que prova que os sadinos vieram a Alvalade à procura de pontos, à procura de um resultado que lhes pudesse permitir continuar a lutar pela manutenção.
Nesta partida, fica também a nota que Liedson completou o jogo 170 no campeonato português e, para assinalar este número, o avançado inaugurou o marcador, à passagem do minuto 25, alcançando o seu tento número 24 no «nacional». Num encontro que até ao momento do golo não se registaram muitas jogadas de perigo, o tento de Liedson aconteceu depois de uma excelente leitura de jogo de Marco Caneira, que subiu bem pelo flanco esquerdo, cruzou e, na tentativa de defender, o guarda-redes Kieszec acabou por colocar a bola a jeito de Liedson fazer o gosto ao pé.

O Sporting, que vinha a realizar uma exibição menos explosiva e intensa do que é habitual, cresceu com o golo de Liedson. Volvidos dois minutos, Veloso desferiu um potentíssimo remate, obrigando Kieszec a esmerar-se para evitar o segundo tento aos «leões». O Sporting cresceu e procurou gerir o resultado tranquilamente. E foi quando nada se esperava que o Vitória de Setúbal conseguiu igualar o resultado, num momento em que a defensiva «verde e branca» ainda recuperava o seu lugar. Os sadinos, em contra-ataque rápido marcam por intermédio de Bruno Gama, a passe de Leandro Lima, aos 37 minutos.
O golo dos sadinos veio dar um «abanão» no jogo, sendo que os «leões» procuraram ir em vantagem para o intervalo, com Derlei a rematar, mas ao lado.

No reatar, Derlei voltou a colocar o guarda-redes adversário à prova, num lance em João Moutinho, já em queda, ainda conseguiu cruzar para um cabeceamento muito perigoso de Derlei. Valeram os bons reflexos de Kieszek para evitar mais um tento à equipa «leonina».

O jogo disputava-se com uma maior iniciativa por parte do Sporting, com um ritmo mais intenso. Aliás, o Setúbal na segunda parte, verdade seja dita, poucas vezes conseguiu passar do seu meio-campo, tal era a pressão por parte dos «leões».
Aos 64 minutos, uma falta de Anderson sobre Liedson, resultou num livre à entrada da área sadina. Ronny foi chamado a converter o lance, mas acabou por ver a bola a bater na trave.

À medida que o jogo decorria e o golo não aparecia, foi necessário mexer-se na equipa. Aos 70 minutos, Hélder Postiga foi chamado a entrar no jogo. Saiu Romagnoli e o avançado colocou-se a jogar nas costas de Derlei, causando por isso muitas dificuldades de marcação ao Vitória de Setúbal. O golo teimava em não aparecer e Carlos Pereira, aos 77 minutos, voltou a tirar um defesa (Abel), para a entrada do atacante Yannick Djaló. Era o tudo por tudo. No entanto e como resposta igualmente ambiciosa, aos 81 minutos, Carlos Cardoso também procurou refrescar a sua equipa, colocando em campo um jogador com características atacantes, ou seja, Laionel.

O Sporting continuava a mostrar-se superior ao seu adversário. Derlei, aos 88 minutos, voltou a cabecear com perigo, mas o guarda-redes polaco voltou a defender. No minuto seguinte, eis que se fez a festa em Alvalade. Yannick Djaló colocou a bola em Liedson que, mais uma vez, resolveu. Os «leões» conquistaram mais três pontos no campeonato e, desta forma, garantiram o segundo lugar que dá acesso à disputa da pré-eliminatória da Liga dos Campeões.


Ficha de jogo
Estádio José Alvalade
09 de Maio de 2009
Árbitro: Duarte Gomes

SPORTING – Rui Patrício; Abel (Yannick Djaló, 77 m), Tonel, Polga e Caneira (Ronny, 54 m); Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho e Romagnoli (Hélder Postiga, 70 m); Derlei e Liedson.
Treinador: Carlos Pereira.
Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien Silva e Rodrigo Tiuí.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Derlei (53 m).
Golos: Liedson (25 e 89 m).

V. SETÚBAL – Kieszec; Janício, Robson, Zoro e Anderson; Paulo Regula (Laionel, 81 m), Ricardo Chaves, Bruno Ribeiro e Bruno Gama (Leandro Branco, 72 m); Carrijo e Leandro Lima (André Marques, 72 m).
Treinador: Carlos Cardoso.
Suplentes não utilizados: Bruno Vale, Michel, Brigues e Moisés.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Robson (19 m), Ricardo Chaves (49 m), Zoro (53 m) e Bruno Ribeiro (55 m).
Golo: Bruno Gama (37 m).

Sem comentários: