News

Brevemente!!

sexta-feira, setembro 01, 2006

Caso "Mateus"....

Futebol Internacional «Caso» Mateus – UEFA sabe o que vai fazer...

O «caso» Mateus está a ameaçar todo o futebol português. Os clubes lusitanos apurados para as competições europeias podem ser riscados do mapa pela UEFA, se até Outubro a questão que opõe o Gil Vicente à FIFA não estiver resolvida. Para já, Chievo, Osasuna e Ajax estão na calha...

A FIFA não brinca em serviço e está disposta a fazer do «caso» Mateus um exemplo para todo o Mundo do futebol. No dia em que a poderosa Juventus, um dos maiores clubes do planeta, decidiu ceder às pressões da Federação Italiana de Futebol, retirando a acção que tinha colocado num tribunal comum de Roma, visando a sua manutenção na Série A, o Gil Vicente reafirmou a vontade de levar o «caso» Mateus até às últimas instâncias.


Perante este cenário, a fúria de Zurique subiu de tom e foi dito num dos corredores da sede do organismo que tutela o futebol de todo o Mundo que «punir o Gil Vicente apenas com a descida de divisão não é suficiente».

Para já, a UEFA tem engatilhada a solução de substituição das equipas portuguesas nos torneios europeus e, se até Outubro não estiver tudo em pratos limpos, os dois primeiros jogos de FC Porto, Sporting e Benfica serão anulados, entrando em cena os substitutos Chievo, Osasuna e Ajax. Esta não é uma ameaça vã, antes uma decisão já antecipada pela UEFA, que como se sabe é filiada na FIFA e obedece aos seus regulamentos.

Em causa estão encaixes já garantidos de cerca de seis milhões de euros por clube, além dos prémios monetários e de outros decorrentes de eventuais classificações para os oitavos-de-final ou para a Taça UEFA. A estes prejuízos, que deixariam de rastos clubes cotados em Bolsa – FC Porto, Sporting e Benfica –, que fizeram orçamentos a contar com as receitas das competições europeias, acresceriam ainda os prejuízos dos operadores televisivos, empenhados na retransmissão dos jogos.


Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol, que hoje é recebida, em simultâneo com a Liga, pelo secretário de Estado do Desporto, já tomou a decisão de despromover o clube de Barcelos, impedindo-o de participar nas suas competições, correndo ainda, no seio da Liga, um novo processo disciplinar contra o emblema minhoto. Falta agora que a Liga acolha e leve à prática a decisão do Conselho de Justiça da FPF para que a normalidade seja retomada.

Hoje à tarde saber-se-á, após apreciação do recurso do Leixões, se serão os matosinhenses ou o Belenenses a ficar na Liga.

Anda-se a brincar com isto e com todos os adeptos em protugal, como é que é possivel uma situação destas chegar a este ponto?
Penso que, neste conjunto, quem vai ficar a perder vai ser o Gil Vicente, talvez por ser o "elo mais fraco", mas se esta situação não for resolvida num tempo record, todos os clubes portugueses envolvidos em competições europeias e a propria selecção, vão ser "atingidos" pelo "furacão FIFA", e depois aí é que eu quero vêr, quem paga aos clubes todos os prejuizos causados.....

Sem comentários: