News

Brevemente!!

domingo, agosto 10, 2008

Sporting - 2 Sampdoria - 0

O Sporting venceu a Sampdória, por 2-0, num jogo em que Derlei e Moutinho aproveitaram bem dois grandes erros defensivos do adversário

O sexto jogo de preparação do Sporting, frente à Sampdória, ficou marcado pela comemoração do quinto aniversário da inauguração do novo Estádio José Alvalade. A partida antecedeu o jogo oficial a contar para a Supertaça que vai colocar frente a frente, dia 16 de Agosto, "leões" e "dragões".

Paulo Bento voltou a utilizar o sistema táctico 4x4x2 losango, o sistema que a equipa conhece melhor e aquele que os novos jogadores terão de se adaptar mais rapidamente. No "onze", Patrício continuou a ser titular. A linha defensiva contou com Abel, Tonel, Polga e Grimi. Rochemback, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli actuaram a meio campo e, depois, no último terço do relvado o técnico voltou a apostar na dupla Yannick Djaló e Derlei.

Nos minutos iniciais, o grupo de Mazzari, composto por jogadores muito possantes, teve alguma dificuldade em transpor a linha defensiva "leonina" mas, ao mesmo tempo, também o grupo de Paulo Bento não conseguia ter sucesso nas suas investidas. Nos primeiros 15 minutos a melhor jogada do Sporting aconteceu por insistência de Izmailov, mas o jogador acabou por escorregar na área adversária perdendo a possibilidade de rematar. O Sporting defendeu bem, juntou bem as linhas, não deu muito espaço, mas faltou-lhe alguma mobilidade nas movimentações sem bola. Mesmo assim, acabou por inaugurar o marcador, aos 25 minutos, naquela que foi a sua segunda jogada de perigo. No lance Romagnoli recuperou a bola a meio-campo, tocou para Derlei que amorteceu para Yannick Djaló. Este avançou alguns metros, devolveu a bola ao brasileiro que, finalmente, efectuou um remate cruzado, beneficiando de um enorme brinde de Mirante.

Aos 44 minutos, a Sampdória ficou reduzido a dez unidades quando o árbitro Pedro Proença se viu obrigado a mostrar o cartão vermelho a Campagnaro, depois deste ter entrado de forma muito dura sobre Rochemback.

Assim foi a história da primeira parte, mais conseguida pelos "leões", chegando ao intervalo a vencer por 1-0.

Segunda metade mais dinâmica

No segundo tempo entraram de uma assentada cinco elementos na equipa "leonina": Tiago, Caneira, Veloso, Pereirinha, Hélder Postiga. Ficaram a descansar Rui Patrício, Abel, Rochemback, Romagnoli e Derlei.
Num jogo em que não houve muitas dificuldades do ponto de vista defensivo, na segunda parte foram criadas mais e melhores jogadas de ataque. O Sporting manteve a organização da equipa em losango, mas reentrou no jogo mais dinâmico e a imprimir mais velocidade às suas jogadas.

Ao minuto 66 a Sampdória quase consegue empatar, por intermédio de Ziegler, mas a bola passou ao lado do poste direito da baliza de Tiago.
Aos 79 minutos, o árbitro não assinalou uma grande penalidade, num lance em que o guarda-redes Fiorillo derrubou Tiuí. Mesmo assim, Tiuí ainda tentou marcar, mas não acertou no alvo. Depois, no minuto seguinte, Pedro Proença já não fechou os olhos ao momento em que, sem bola, Gastaldello derrubou Postiga na grande área italiana. A grande penalidade foi convertida com êxito pelo "capitão" João Moutinho.

Já nos minutos finais da partida, Tiago coloca em prática a sua experiência e evita que Mustacchio tivesse sucesso no seu remate. Acabou por vencer a equipa que mais trabalhou e que mais procurou o golo. Desta feita, pode dizer-se que os "leões" estão prontos para iniciar a época e para dar muitas alegrias a todos os sportinguistas.

Ficha de jogo
Estádio José Alvalade
9 de Agosto de 2008
Árbitro: Pedro Proença
Árbitros assistentes: André Campos e Ricardo Santos
4.º Árbitro: Luís Estrela

SPORTING – Rui Patrício (Tiago, 45 m); Abel (Caneira, 45 m), Tonel, Polga e Grimi (Ronny, 68 m); Rochemback (Veloso, 45 m), João Moutinho (Adrien Silva, 81 m), Izmailov e Romagnoli (Pereirinha, 45 m); Yannick Djaló (Tiuí, 68 m) e Derlei (Hélder Postiga, 45 m).

Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Batista, Carriço e Pedro Silva.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Abel (19 m) e para Ronny (89 m).
Golos: Derlei (25 m), João Moutinho (80 m g.p.)

SAMPDORIA – Mirante (Fiorillo, 65 m); Campagnaro, Pieri (Bianco, 88 m), Stankevicius, Gastaldello, Accardi (Mustacchio, 79 m), Sammarco (Lucchini, 65 m), Palombo (Poli, 75 m), Bonazzoli, Franceschini (Ziegler, 58 m) e Delvecchio.

Treinador: Walter Mazzari
Suplentes não utilizados: Paladimo, Rossini, Eramo e Grieco.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Gastaldello (82 m). Cartão vermelho para Campagnaro (44 m).

Sem comentários: