News

Brevemente!!

segunda-feira, junho 01, 2009

Carta de mais um sócio

Caros Sportinguistas,

Estamos a poucos dias do acto eleitoral que vai definir os destinos do SCP para os próximos anos.

O que se nos apresenta, são duas candidaturas totalmente opostas em tudo. Uma, a de JEB é claramente a candidatura da continuidade, embora o candidato diga o contrário mas basta apenas alguns segundos para que se perceba que é de facto, mais do mesmo do últimos 14 anos, a todos os níveis.

Do outro lado, temos um candidato, PPC que é a rotura total, que pretende um estilo de presidência diferente e, sem dúvida inovador. Perante ambas as candidaturas coloca-se a questão principal: querem os sócios continuar ou não como os últimos 14 anos? Esta resposta, para muitos não é de reposta fácil, porque todos têm consciência do que se pretende de um lado e de outro.

Para escolher JEB, é escolher o modelo de reestruturação financeira, já proposto por FSF e que vai ser de novo apresentado (não esquecer que isto passa por o SCP ficar sem nada, ou seja, o único património que fica são os “clientes” que pagarem as quotas), a continuidade de PB é sinónimo de voltar a não ganhar nada, não o digo por dizer, basta ver como está o balneário com jogadores a dizerem mal uns dos outros, ora, isto só leva ao caminho do insucesso e PB já mostrou o quanto é teimoso demais e comandante de menos, é também sinónimo de mau futebol (o próprio PB declarou publicamente que quem quisesse ver bons espectáculos que fosse ao cinema, assim como jogadores a dizerem que se os sócios lá vão para assobiar é melhor ficarem em casa).

Perante isto, perante a ausência de programa e de debate entre candidatos, demonstra a arrogância com que o “continuismo” vai tratar os que pagam as quotas, na eventualidade de virem a ser poder. Nesta candidatura, há uma coisa que eu considero brilhante: a separação entre alma e corpo de JEB! Explicando isto um pouco melhor, quem ouve o candidato a falar parece que nunca esteve no SCP, não fez parte das más decisões tomadas (se tomava parte delas ou não é irrelevante porque no mínimo foi complacente com elas, porque se assim não fosse ter-se-ia demitido!), assim como a sua lista que apenas é uma mudança de cadeira na maioria dos casos, já para não falar na escolha fantástica de Dias Ferreira para PMAG! O que este candidato fez foi uma coisa muito simples: juntar pessoas que nem falam umas com as outras (palavras do próprio – ver frente-a-frente na AAS TV) mas que o acham um bom candidato! Fantástico!!! Juntou todos os inimigos e conseguiu que ficassem para já todos calados, quem sabe com promessas de futuro… Parece-me que JEB a cada hora que passa começa a ter noção que esta coisa das eleições pode não ser um passeio até à cadeira de presidente.

A candidatura de PPC é uma candidatura séria que tem a vantagem de ninguém lhes poder apontar o dedo a algo de mau que tenham feito no SCP porque nunca nenhum dos membros da candidatura por lá passou! PPC tem um programa, tem ideias, tem projectos com os quais se compromete com os sócios ao contrário de JEB que não se compromete com nada. Aliás, ainda esta manhã, no fórum TSF JEB não se quer comprometer com uma auditoria externa e independente… fica a pergunta: Porquê? Será que tem receio? Será apenas porque acha que os sócios não gostam de “ser maçados com coisas complexas” (palavras do mesmo acerca de explicar como irá ser a Reestruturação Financeira)? Provavelmente um pouco de tudo isto mais o achar que sócio serve para pagar quotas e bilhetes e, já agora para ir a AG para votar nas propostas que ele quer.

Tive o privilégio de entrevistar ambos os candidatos confrontando-os com as mesmas 23 perguntas (além do tempo que conversamos informalmente) e isso foi fundamental para a minha escolha. Li em primeiro lugar o programa Ser Sporting (tentei fazer o mesmo com a candidatura de JEB, mas apenas encontrei um “Manifesto Eleitoral”, muito fraco e vazio), ouvi os candidatos nos diversos canais de televisão por onde foram passando (não ligo ao que vem em jornais porque todos percebemos que o campo fica inclinado, portanto, o melhor é ouvi-los e vê-los, olhos nos olhos). Após tudo isto não podia em consciência votar noutra candidatura que não seja a de PPC.

Claro que tenho a consciência que é um tiro no escuro, é uma alteração profunda no SCP, mas penso que esta é desejável, já chega de mais do mesmo. A democracia é mesmo assim, uns vão dando lugar a outros pois é a única forma de evolução seja do que for.

Para muitos sócios tenho a certeza que neste momento vivem um momento de incerteza porque por um lado gostariam de mudar mas não gostam de pessoa PPC… A estes sócios apenas tenho que dizer uma coisa: votem em quem se compromete com os sócios, porque só assim podemos confrontar o poder caso este não esteja a cumprir o que prometeu! Não votem na pessoa X ou Y pela cor dos olhos ou porque é mais doutor que outro, votem em quem acham que pode voltar a fazer os sócios vibrar, votem em quem acham que está de corpo e alma no SCP e não nos que têm a alma separada do corpo, isso é muito filosófico e pouco realista!

Reconheço que votar em PPC é o mesmo que um divórcio, é sempre mais fácil o “deixa andar” do que tomar decisões de rotura, mas em todos os momentos das nossas vidas já tivemos os nossos momentos de “divórcio”, nos mais diversos sentidos, no trabalho, nas relações pessoais, etc. e de certeza que foram sempre momentos em que todos tiveram dificuldade em assumir a rotura, mas assumiram para o bem e para o mal, porque nós tomamos decisões no momento a pensar no futuro de uma forma mas que depois pode ou não ser como o projectamos, é o risco! Mas foi o risco que assumimos no momento em que achamos ser aquele! No SCP este é esse momento, é o momento de não ter medo, é momento de assumir um compromisso para 4 anos.

Se votarem JEB assumam isso até ao fim, tal como o inverso, mas acima de tudo pensem no SCP, pensem em consciência e não por ódios a um ou a outro, no SCP os sócios são o único capital que não desvaloriza, bem pelo contrário.

No dia 5, os Sportinguistas terão o que merecem, seja o que for! Pela minha parte quero um futuro sem passado, e vocês?

Saudações Leoninas

1 comentário:

Anónimo disse...

A candidatura de PPC é uma candidatura séria que tem a vantagem de ninguém lhes poder apontar o dedo a algo de mau que tenham feito no SCP...é pena é ele ser tão sportinguista, e mesmo assim ter deixado de pagar cotas durante uns largos aninhos e só ter aprendido a ir aos pavilhões há uns 2 ou 3 meses!
Curioso que não me lembro de o ver em "guerras" antigas!